O C.M.E.I Santo Antônio, em Sinop – MT, brincou com a gente!

“O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa.” (ALMEIDA, M. T. P, 2000)

O C.M.E.I Santo Antônio, sensibilizado pelo tema do Brincar, realiza,  nesta semana, a “Semana do Brincar”. Segundo a equipe organizadora, o brincar é um direito essencial para o desenvolvimento psicomotor, físico, social, emocional e cognitivo.

Os objetivos são de incentivar e promover  uma educação capaz de encarar a ludicidade como um fator motivante como uma ligação facilitadora da aprendizagem, estimulando o cognitivo, efetivo o psicomotor dos educando, assim como o resgate cultural de jogos e brincadeiras exercendo  sua capacidade de criar, imaginar  interagindo todo o tempo com o social. Mas também:

  • Estimular o potencial lúdico das crianças através do desenvolvimento de atividades com brincadeiras;
  • Oferecer inúmeras dinâmicas que possibilitem brincar de forma criativa e prazerosa;
  • Ensinar regras através de jogos e brincadeiras, possibilitando que os participantes procurem soluções para os conflitos interpessoais durante as atividades;
  • Valorizar o jogo e as brincadeiras como metodologia inovadora para melhor aproveitamento dos participantes em atividades de animação e integração;
  • Criar um espaço no qual será resgatada as brincadeiras esquecidas;
  • Brincar com jogos de construção;
  • Propiciar a possibilidade de escolherem materiais diversificados para suas brincadeiras de faz de conta;
  • Promover através de jogos e brincadeiras a socialização entre grupos;
  • Informar as famílias sobre a Semana Mundial do Brincar mostrando para a mesma a importância das brincadeiras em família;
  • Envolver os pais através de pesquisa e visita na escola ensinado os jogos e brincadeiras de sua infância;
  • Divulgar que o C.M.E.I Santo Antônio estará participando da Semana Mundial do Brincar.

Durante toda a semana o C.M.E.I ralizou brincadeiras, pinturas, entrevistas com os pais com cada um ensinando brincadeiras que conhecia. As crianças ficaram muito felizes com seus pais em sala de aula junto com eles. Também foram confeccionados brinquedos, com a participação das crianças, levando-os para a casa e ensinando seus pais.

Foram vários tipos de brincadeiras, como a Bandinha e Música, na qual as crianças puderam conhecer e tocar violão, sanfona, agogô, triângulo, pandeiro, chocalho, reco-reco, pratos, gaita, tambor. Na sala da dança das cadeiras, as crianças se divertiram muito. Já na sala dos brinquedos e faz de conta, as crianças desenvolveram a fantasia e a ludicidade, utilizando maquiagem, acessórios, adereços se transformando em reis e rainhas e na criação de personagens.

Na sala de jogos e encaixes foram disponibilizados jogos diferentes para usar a criatividade, montando vários objetos e brinquedos, edifícios, inclusive fizeram meios de transportes que foram trabalhados na temática da semana. No pátio da escola foram realizadas as cantigas de roda, algumas de conhecimento dos próprios alunos e outras trazidas por familiares e professores. Todos participaram com grande entusiasmo, expressando suas emoções e gestos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Publicado em 23 de maio de 2012, em Gestão Nacional, Semana Mundial do Brincar 2012. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. liciane de costa

    vale ressaltar aqui que Sinop está localizado em Mato Grosso, houve um erro de informação……..;

Deixe um comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: