Guarujá estimula brincadeiras para lembrar data

Diário Oficial de Guarujá, dia 30 de maio de 2012.

A ação é voltada aos alunos de creches, préescola e 1º ano da rede municipal de ensino.

Na programação, resgate de brincadeiras como amarelinha, passa anel e bambolê. Guarujá organizou uma série de atividades para lembrar o Dia Internacional do Brincar, comemorado em 28 de maio. As ações acontecerão simultaneamente em todas as escolas de Educação Infantil, com creche e pré-escola, e Ensino Fundamental, com classes de 1º ano. A proposta da Secretaria de Educação é algo simples e natural, mas que precisa ser relembrado hoje em dia: o estímulo à brincadeira.

Segundo a coordenadora da pré-escola, Regina Lúcia Rodrigues, a proposta é o resgate de brincadeiras ao ar livre; uso de brinquedos confeccionados com materiais naturais ou sucata e uso de brinquedos do acervo pessoal das crianças. “A intenção é enfatizar a importância das brincadeiras. Ao brincar, os pequenos aprendem a falar, fazer amigos e desenvolvem habilidades motoras, físicas, educacionais, emocionais, além da concentração, imaginação e autoexpressão”, explicou Regina Lúcia.

Segundo a coordenadora da Seduc, as atividades variam de acordo com a unidade de ensino. No entanto, ela adianta que deverá haver resgate de brincadeiras tradicionais, como passa anel, bambolê, batata quente, amarelinha e estátua. “Será um dia alegre e produtivo, de descobertas e aprendizagens, tanto para os pequenos como para os educadores e professores que pensaram cada uma das brincadeiras. Trata-se de um convite a dar voz à sabedoria das crianças, que na sua singeleza são capazes de nos ensinar que brincadeira, ao contrário do que pensamos, é coisa séria”, finalizou Regina Lúcia.

Data

Criado em 1999, o Dia Internacional do Brincar foi estabelecido durante uma conferência da International Toy Library Association-ITLA (Associação Internacional de Brinquedotecas), com o objetivo de enfatizar a importância das brincadeiras para todas as pessoas, especialmente as crianças. A data é celebrada por mais de 25 países. Segundo a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), o espírito deste dia apoia-se em alguns princípios, como gratuidade, brincar para todos, brincar sob todas as formas, brincar em toda parte e reconhecer o brincar como atividade essencial para o desenvolvimento das crianças.

Anúncios

Publicado em 29 de junho de 2012, em Gestão Nacional, Semana Mundial do Brincar 2012. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: