Lembrando os brinquedos e as brincadeiras de antigamente…

Na semana do brincar, foi desenvolvido no dia 25/05/2012, um trabalho com a turma do 5º ano C da Escola Municipal Parigot de Souza, no momento com 29 alunos.

            O objetivo a ser alcançado foi o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas, onde percebemos que hoje em dia estão sendo esquecidas.

            Sabemos que as brincadeiras antigas ajudam no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor. O jogo da amarelinha, esconde-esconde, pega-pega, como também a manipulação de brinquedos como bilboquê, bonecas de pano, bate-bate, pião eram atividades divertidas e despertavam o sentimento da solidariedade e da amizade.

            Hoje, os brinquedos vêm praticamente prontos, bastando apertar um botão para colocá-los em ação. As crianças se divertem em frente ao computador, navegando na internet, jogando videogames e passam horas vendo TV. É válido lembrar que alguns jogos eletrônicos estimulam o raciocínio, mas a falta de movimento corporal pode levar a obesidade infantil.

            Pensando nisso, foi pedido para que trouxessem de casa alguns brinquedos antigos para que se desenvolvesse a hora do brincar na quadra da escola.  Brincaram livremente durante uma hora e meia e o resultado foi positivo, pois era visível o sentimento de satisfação e prazer durante as atividades por eles desenvolvidas.

Anúncios

Publicado em 29 de junho de 2012, em Gestão Nacional, Semana Mundial do Brincar 2012. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: