Semana Mundial do Brincar no canavial!

No dia 27 de maio, preparamos o dia Mundial do Brincar… lemos a frase da fundadora da Aliança pela Infância no Brasil, Ute Craemer:

A infãncia na sua essência é desenvolvimento criativo e achar o seu caminho brincando.

O dia Mundial do brincar no canavial foi uma mistura de criatividade e amor à vida. Brincar, correr, cair no chão, pular, fazer roda, dar as mãos. Tudo isso é ser feliz e ter amor à vida, sendo adulto, criança, jovem, ou da melhor idade. Estão
ao alcançe de todos as brincaderias que cada um tem dentro de si.

Ficamos felizes com tantas famílias presentes, na tarde do domingo, em pleno canavial florido. Misturamos alegria e partilha, onde todas participaram fazendo brincaderias como gira gira, pneu vellho rodando (brinquedo popular), rodas, cirandas… Todos são livres para desenvolver suas habilidades no dia do brincar.

Um dos particpantes perguntou o motivo de não termos levado brinquedos “prontos”. Nossa proposta era que cada um criasse seu próprio brinquedo, levando em conta que nós, seres humanos, somos brinquedos em movimento. Basta não interditarmos o nosso corpo. Temos que rodar, correr, pular, girar, girar, girar… Descobrimos então que somos o próprio brinquedo e a própria brincaderia…

A brincadeira de maior destaque foi o quebra panelas cheias de confeitos. O participante tinha que acertar a panela de barro, enquanto a multidão ficava gritanto “vai para frente! De um lado! Do outro!”. Muitos se divertiram com esta brincaderia muito antiga na mata sul de pernambuco. Percebemos que tem que haver muita honestidade para
acertar o alvo e é também um exercicio de concentração. Quando alguém acerta, é confeito para todo lado.

A iniciativa está atraindo pessoas de outros bairros que curtem o projeto. Estamos nos mobilizando e fazendo algo para mudar um pouco, tendo uma esperança na ação conjunta.
 
Brincar no canavial
É muito legal.
O verde desse campo é uma esperança
Para geração futura e atual
Acreditar na paz
Dos povos dos Canaviais
É tão bonito brincar vôvô
Criança e rapaz
Somos a iniciativa das gerações futuras e atuais
Edleuza Tavares brincou um ano com
Um filho dos Canaviais
Favela Monte Azul onde encontrei a PAZ!

Nilton

Publicado em 29 de junho de 2012, em Gestão Nacional, Semana Mundial do Brincar 2012. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário aqui