A Aliança

A Aliança pela Infância é um movimento mundial – Alliance for Childhood – uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças.

Nasceu em 1997 na Inglaterra a partir da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância no mundo contemporâneo: a falta de espaços para brincar, o consumismo desenfreado, a pressão escolar precoce, entre outros desafios.

Constituindo-se em um novo modelo de cooperação internacional, a Aliança pela Infância caracteriza-se por ser uma rede, uma aliança de pessoas e organizações unidas por ideais comuns visando à melhoria da vivência da infância.

A rede existe no espírito de colaboração no qual todos os envolvidos podem encontrar um suporte mútuo para suas ações no mundo. Em torno da preocupação com a infância unem-se organizações, grupos, instituições, movimentos sociais, indivíduos e investimentos financeiros com o máximo de dedicação, comprometimento, eficiência e difusão.

Todas as pessoas e instituições ligadas à Aliança são parceiras com igualdade de direitos; cooperam entre si de forma espontânea e livre, ajudando-se mutuamente e reunindo-se em diversas atividades, com participação em ações locais, regionais, nacionais ou de maior amplitude.

Segundo esta forma de atuação, a Aliança é uma rede onde cada pessoa procura, conforme seu âmbito de influência, fazer sua parte para ajudar na realização das metas compartilhadas.

Atualmente a Aliança pela Infância possui representação mais de 20 países da Europa, Américas, África e Ásia. Conheça o mapa da Aliança no Mundo

Leia a palestra do idealizador da Alliance for Childhood, Christopher Clouder.

Nossa Causa

A Aliança pela Infância entende que a infância é um momento especial da vida dos seres humanos. É também no momento da infância que aprendemos a andar, falar, conviver com os outros e com o mundo e a descobrir nós mesmos. Nessa fase da vida desenvolvemos a primordial confiança no mundo ao nosso redor, que será a base para o amor pela humanidade quando cuidada com amor, dedicação e afeto. Uma infância saudável permite a construção de um mundo digno com homens e mulheres responsáveis, conscientes e íntegros. Salvaguardar a infância significa garantir um futuro de paz, pois é essa imagem que carregaremos dentro de nós durante nossas vidas.

Missão

Sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável, como requisito fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano e sua inserção em uma sociedade que promova os valores da cultura de paz e promover a cooperação entre pais e profissionais de diferentes áreas, direta ou indiretamente envolvidos com crianças.

O símbolo da Aliança pela Infância é o Sol, que transmite forças de vida, irradiando luz e calor. Luz para um conhecimento mais profundo da alma infantil. Calor para criar um ambiente propício para o seu desenvolvimento.Saiba mais

Valores

Os valores da rede internacional são expressos na Carta de Princípios da Aliança pela Infância escrita em 1999 por Joan Almon, fundadora da Aliança nos Estados Unidos da América.

Carta de Princípios

A Aliança pela infância acredita que o espírito da infância necessita de proteção e cuidados, pois é parte essencial da existência de cada pessoa.

A infância é o tempo de

• aprender sobre as coisas essenciais da vida; sobre o mundo dos céus e da terra, sobre o que é bom, belo e verdadeiro;
• amar e ser amado;
• aprender a confiar;
• ser verdadeiro;
• festejar com risos e alegrias.

As crianças precisam de

• pessoas que possam respeitar;
• adultos cujos exemplos e amorosa autoridade possam seguir;
• momentos de devoção;
• espaço para experimentar sua curiosidade;
• limites que as protejam;
• liberdade para a sua criatividade;
• tempo para observar;
• tempo para brincar;
• vivenciar momentos de carinho, amabilidade, coragem e, inclusive, travessuras;
• estabelecer viva ligação com a Terra – com os animais e com a natureza, com as famílias e com a sociedade – na qual possam se desenvolver como indivíduos;
• conhecer os fundamentos da vida;
• descobrir seus próprios princípios.

As crianças tem o direito de

• sonhar e crescer em seu próprio tempo;
• direito de errar e o direito de serem desculpadas;
• serem protegidas da violência e da fome;
• de terem um lar e serem abrigadas;
• serem sustentadas para que possam crescer com saúde;
• aprender bons hábitos;
• receber alimentação equilibrada.

Joan Almon (1999)

 Imprima a Carta de Princípios da Aliança pela Infância e ajude a divulgar nossa missão seja trazendo novas reflexões para o trabalho, no cuidado com os filhos ou em ações cotidianas com as crianças com as quais você convive ou que simplesmente encontra em sua jornada.

Esperamos que esta carta possa servir de apoio para o cultivo dos valores defendidos pela nossa rede e que ela possa nutrir uma imagem sadia e plena da infância dentro de cada pessoa e no mundo.

Clique aqui para salvar a carta de princípios.

A Aliança pela Infância no Brasil

No Brasil, a Aliança pela Infância iniciou suas atividades em 2001 a partir da iniciativa e empenho da Ute Craemer e da Adriana Friedmann.

O primeiro encontro da Aliança no Brasil aconteceu no dia 7 de julho de 2001, em São Paulo, com a presença da Dra. Michaela Glöckler (diretora da Seção Médica do Goetheanum, em Dornach, Suíça). As palavras de sua aula inaugural “Que fim levou nossa infância?”, transcritas abaixo, resumem as preocupações fundamentais deste movimento que atua contra as mais diversas ameaças à infância, cujos direitos fundamentais têm sido sistematicamente violados.

“É preciso resgatar a criança que existe dentro de cada um. Assim fica mais fácil compreender os problemas que afligem as crianças no mundo de hoje: a falta de espaços para brincar; o consumismo desenfreado; a superexposição aos meios de comunicação e às novas mídias; a existência de um mercado extremamente competitivo, que motiva sentimentos de agressividade e rivalidade.”

Desde sua criação, a Aliança pela Infância no Brasil vem atuando ativamente com uma rede de profissionais de diferentes áreas de trabalho reunidos em núcleos em diversas cidades do país.

Ao reconhecer as peculiaridades do movimento no Brasil, a Aliança pela Infância definiu alguns objetivos para nortear as ações desenvolvidas pela rede no país. São elas:

• Ajudar a criar a consciência da importância do respeito à essência de cada criança;
• Incentivar e desenvolver propostas educacionais que reconheçam a necessidade do tempo, do espaço e de atividades adequadas para o crescimento em um ritmo de vida saudável;
• Promover espaços de expressão da criança para a adequação de propostas que a atenda em suas necessidades e singularidades;
• Estimular uma nova visão científica e acadêmica sobre o desenvolvimento do ser humano pleno, em especial na fase da infância;
• Ser um centro de referência com relação a temas que dizem respeito à infância.

Percebendo a necessidade e as dificuldades de indivíduos e pequenos grupos em diversas localidades do Brasil com relação ao desenvolvimento e implementação de ações pontuais voltadas para a infância, seja por falta de informação, apoio, infra-estrutura, a Aliança pela Infância vem expandindo sua atuação para apoiar e velar consciência, conhecimento e estímulo à implementação de ações regionais. Para isso, conta com a ajuda de importantes parceiros e apoiadores nacionais e internacionais.

Existem diversas formas de integrar esta Aliança, como membro, doador, voluntário, apoiador, parceiro institucional, parceiro jurídico e parceiro financiador.

Se você, entidade ou pessoa física, se interessa pela criança e sente inquietude com os problemas que afligem a infância, entre em contato conosco.

Para mais informações, acesse o nosso site: www.aliancapelainfancia.org.br

Deixe um comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: